Divulgação Científica

A Biotecnologia abrange conhecimentos de diversas área, com isso nessa seção você terá diversos materiais que explicam a Biotecnologia.

O QUE É DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA?

A produção de objetos e processos que sejam úteis para os seres humanos demanda conhecimento e desenvolvimento (C&D) tanto da ciência como da tecnologia (C&T).

Estes binômios (C&D e C&T) permitem gerar novos conhecimentos e novas perguntas de forma exponencial. Entre as áreas de conhecimento focaremos na intersecção da biologia com a tecnologia. Assim, temos que a Biotecnologia cuja definição é: qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos para usos específicos, segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) estabelecida na Eco92.

O conhecimento cada vez mais detalhado dos organismos, das células, das organelas celulares e das biomoléculas tem permitido a resolução de problemas em muitas áreas distintas. Alguns dos setores são Agricultura (plantas com a incorporação de novas características (transgênicas): maior valor nutritivo, resistência a pragas e condições de cultivo adversas como seca e salinidade), Alimentação (Fermentação de pães, queijos, cervejas, vinhos e aditivos como shoyu, monoglutamato de sódio, adoçantes entre outros), Energia (combustíveis a partir de biomassa), Indústria (Butanol, acetona, vitaminas, etc.), Meio ambiente (biorremediação de águas e lixo, eliminação de poluentes), Pecuária (clonagem embrionária, transgênicos, vacinas etc.) e Saúde (Antibióticos, hormônios, vacinas, reagentes e testes para diagnóstico, novos tratamentos etc.). Estas soluções são importantes para a sociedade, entretanto ainda existem importantes questões éticas, sociais, políticas, entre outras que demandam conhecimento da população para que possam opinar de forma crítica.

Ciência da Vida

Nesse espaço você encontrará conteúdos científicos que envolvem o estudo dos organismos vivos, como as plantas, animais e seres humanos, e as questões relacionadas, como a bioética. O conjunto desse estudo é chamado de ciências da vida.

 

Skip to content